Cai torre do Cristo Redentor, da igrejinha do céu em Viçosa do Ceará

Um acontecimento lamentável aconteceu, nesta madrugada em Viçosa do Ceará, conhecida como igrejinha do Céu. Chovia no momento, a estrutura de sustentação da torre desabou, não houve vitimas e o local estava desativado.

Agora será analisado a parte estrutural da igreja,para evitar outro desastre.

Local tão belo, resta agora ver a possibilidade da administração municipal,junto com a paroquia procurar apoio junto ao Governo do Estado, recorrer aos parlamentares estaduais e federais buscar apoio em Brasília no IPHAN. 

Confira o vídeo:

Portal Cearense

Confira nossas últimas notícias

 

Saiba um pouco sobre Viçosa do Ceará

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia.

No ano de 1700, os padres jesuítas, Manuel Pedroso e Ascenso Gago, fundaram oficialmente a “Aldeia da Ibiapaba”, onde hoje se situa Viçosa do Ceará[6].

Marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conta-se que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da Cidade. Estes túneis eram usados pelos jesuítas para escapar dos ataques indígenas. Conforme informações do Padre Ascenso Gago, sua fundação data do ano de 1695. Nesse contexto, o dia 15 de agosto de 1700 deve ser tomado como marco da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba, futura cidade de Viçosa do Ceará. O padre Ascenso Gago, como Superior da Aldeia da Ibiapaba, dirigiu todo o processo de formação da futura Vila. Foi o grande missionário da Ibiapaba.

Um esboço artístico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. Viçosa do Ceará (CE).
Em 1759, são abolidas, no Brasil, as missões da Companhia de Jesus, por determinação de Marquês de Pombal, ministro do rei de Portugal, D. José I. Com isso, também foram abolidas as aldeias que tinham o comando dos jesuítas, sendo as mesmas substituídas por vilas e povoados. A 7 de julho de 1759, a Aldeia da Ibiapaba foi elevada à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Viçosa Real da América, cuja instalação foi feita pelo o Ouvidor da Comarca de Pernambuco, Desembargador Bernardo Coelho da Gama Casco, que esteve na Vila para instala, em comunicado feito ao povo na Igreja Matriz.

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!